O ambiente ajuda?

A Importância do espaço/ambiente na educação infantil

Este estudo consiste em refletir sobre a importância do Espaço Físico/Ambiente no Ensino da Educação Infantil.

A pesquisa busca saber que espaços são adequados para realizar atividades lúdicas e desenvolver o aprendizado na educação infantil dentro da sala de aula, bem como as interações e a autonomia que aí se estabelecem.

A escola deve ser considerada como um espaço de amizades, respeito, convivências onde a criança possa se sentir confiante e segura. Estudar os espaços/ambientes escolares significa estudar como é a organização de uma escola, entender como ela se organiza para receber seus alunos, pais, funcionários e comunidade.

A proposta do trabalho é apresentar, através de pesquisa bibliográfica, além de observação da organização do espaço e atendimento às crianças numa escola de educação infantil, localizada em Porto Alegre, as relações estabelecidas entre educando e educador, procurando entender como se dá à relação de afetividade e a aprendizagem dessas crianças dentro desse espaço na educação infantil.

Para tanto, busco fundamentação teórica em autores como: Zabalza, Horn, Bassedas, Edwards, entre outros.

Autor Dal Prá, Fernanda
Orientador Collares, Darli
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Afetividade
Espaço